Acerca de
Fazemos uma ANÁLISE DETALHADA sobre os cheques devolvidos, localizamos o credor, recuperamos os seus cheques, e iniciamos as negociações, evitando juros abusivos.
Informação Importante
Antes de iniciar qualquer processo de baixa, tenha em mãos as MICROFILMAGENS (fotocópias) dos cheques, caso não possua entre em contato com seu banco e faça a solicitação imediatamente.
Regularização de Cheques – Procedimentos possíveis
Principal Pergunta:
Passei um cheque sem fundo e não encontro mais a pessoa pra quem passei. Como posso pagar este cheque e regularizar minha situação?
Resposta:
Primeiro você deverá pedir, junto ao seu banco, a microfilmagem (fotocópia) e o histórico do cheque, para verificar para quem este cheque foi passado e na conta de quem foi depositado.
SOLUÇÕES POSSÍVEIS:
Caso consiga descobrir a conta de quem foi depositado, entre em contato com o banco desta pessoa e solicite o telefone de contato. Essa busca também poderá ser feita através das redes sociais.
Entre em contato com a pessoa que teria recebido, negocie o seu cheque e, após resgata-lo (pagar e pegar o cheque) deve apresente o cheque no seu banco e pague a taxa.
Mas se a pessoa não tiver mais o cheque, ela deverá fazer uma declaração de quitação do mesmo (por escrito, de próprio punho), informando todos os dados do cheque. Nesta declaração ela deverá afirmar que o perdeu, mas que recebeu o valor correspondente e também deverá conter todos os dados de quem recebeu o cheque e por último, deverá conter a assinatura com reconhecimento em cartório.
Também é obrigatório tirar a certidão negativa de protestos emitida em seu município, para que seja validada a informação de que mais nenhum cheque esteja protestado.
Depois desses processos é só levar a declaração e a certidão negativa até o seu banco e pagar a taxa para dar baixa nos cheque.
Caso você não encontre a pessoa, a solução é pegar a microfilmagem e o histórico do cheque e procurar um advogado.
O advogado deverá entrar com uma ação judicial de consignação em pagamento (depósito judicial do valor do cheque, acrescido de juros de 2% e correção monetária a contar da data de vencimento do cheque) contra o credor do cheque.
Nesta ação é informado ao juiz que o credor do cheque está em local incerto e desconhecido e que, desta forma, deve ser citado por edital (publicação em jornal ou periódico de grande circulação local).